contexto: em O guia do mochileiro das galáxias, Arthur Dent, Ford Perfect, Trillan e Zaphod (além do robô depressivo, Marvin) viajam através das galáxias após Zaphod ter roubado a nave Coração de Ouro; Ford e Arthur pegaram carona nessa aventura após a destruição da Terra. é um livro engraçado, dinâmico e com ótimas sacadas sobre o comportamento da espécie sapiens.
em um dado momento, em um planeta chamado Magrathea , um super computador é desenvolvido e essa revolução da AI pode responder qualquer coisa. visto que o grande mistério da vida é por que estamos aqui etc etc, é claro que o Pensador Profundo (assim se chama o computador) é questionado a respeito. ele diz: ok, eu posso responder, mas vai demorar 7 milhões de anos, beleza?
bem, beleza, beleza não está, mas “é o que tem pra hoje” e assim se passam mais de sete milhões de anos até que o computador consiga resolver essa “questão do Universo e Tudo Mais”.
chega o grande dia da resposta e quando o computador larga algo meio simples demais (e sem sentido aparente) as criaturas daquele planeta ficam inconformadas.
ao que o computador responde: ué, mas a pergunta de vocês não foi boa o suficiente.
- É tudo o que você tem a nos dizer depois de sete milhões e quinhentos mil anos de trabalho?
- Eu verifiquei cuidadosamente - disse o computador - , e não há dúvida de que a resposta é essa. Para ser franco, acho que o problema é que vocês jamais souberam qual é a pergunta.
- Mas era a Grande Pergunta! A Questão Fundamental da Vida, o Universo e Tudo Mais - gritou Loonquawl.
- É - disse Pensador Profundo, com um tom de voz de quem tem enorme paciência para aturar pessoas estúpidas -, mas qual é exatamente a pergunta? (…) Quando vocês souberem qual é exatamente a pergunta, vocês saberão o que significa a resposta.
em algum texto dessa newsletter, partindo de alguns trechos que li em Atlas do corpo e da imaginação, do Gonçalo M. Tavares, pontuei a importância das perguntas, coisa que o Gonçalo faz na primeira parte da tese. para ele, as perguntas que valem a pena investir são as perguntas sem resposta. responder coisas que já sabemos, não é pensar sobre o mundo.
quando cheguei nesse trecho do guia do mochileiro fui transportada de imediato para esse grande estudo do Gonçalo, além de ser sempre muito tentador falar sobre a natureza das perguntas, assim como é irresistível passar um dia sem pensar sobre as lacunas das palavras. mesmo colocadas, deixam frestas e ali se esconde (ou se revela) a beleza de tudo.
percebi que ando carente de boas perguntas, boas respostas e bons insights. no entanto, isso não tem me causado ansiedade, pois o tempo é o principal ingrediente das coisas importantes e a boa pergunta há de chegar.
fantaspoa 2023
em 13 de abril começou aqui em porto alegre o festival fantaspoa, dedicado exclusivamente a filmes do gênero fantástico, o qual engloba fantasia, sci-fi, horror e thriller. o evento se espalha por quatro locais: cinemateca paulo amorim (casa de cultura mário quintana), cinemateca capitólio, instituto ling e sala redenção da ufrgs (sessões gratuitas neste espaço).
em 2020 o evento ocorreu na forma online, devido à pandemia, mas desde que foi possível retomar eventos presenciais o festival funciona no formato híbrido. é possível assistir muito do conteúdo do fantaspoa no site Darkflix, que fica disponível até o fim do festival, no dia 30 de abril.
até o momento, consegui prestigiar algumas sessões de curtas, exibidos na sala de cinema redenção da ufrgs e uma sessão no capitólio, com o filme espanhol Secadores (que não achei ruim, mas também não achei bom).
no clube de cinema de porto alegre, no entanto, fomos presenteados pelo fantaspoa com um filme do festival, terceira guerra mundial, sem dúvidas um dos melhores filmes que assisti em 2023 - e estamos recém em abril! se trata de uma produção iraniana que surpreende a cada cena, pois nada é o que parece ser.
indico flowers da musa miley cyrus porque sim descobri que entrei na era flowers e estou inaturável. curtam esse som daorinha.
merchan do ruído branco
quer comprar o meu livro de estreia e não sabe como? é muito simples! corre lá no site da gênio editorial ou então (se você mora/está em porto alegre) me manda uma mensagem para combinarmos a entrega.
o lançamento já tem data: 6 de maio, mais informações em breve!
por hoje é só,
bêjo,
sue ⚡
olha que engraçado, na época que saiu essa news eu não sabia usar o substack, daí eu fiz um comentário por e-mail que nunca chegou pra ti. Enfim, foi nesse dia que virei sua fã, então vale o registro:
Terça-feira, 25 de abril de 2023 às 17:59
Amei a newsletter, e lembrei dessa frase do Mario Quintana:
A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas
Beijos, Su!